No Brasil devido as suas dimensões continentais, muitos dos recém doutores que ingressam nas universidades terminam por se distanciar de seus grupos de formação. Em muitos casos, isto dificulta a continuidade de suas pesquisas e, consequentemente, sua ascensão na carreira profissional. Por esta razão, os jovens decidiram criar um marco apropriado para compartilhar vivências e resultados de pesquisa, culminando na criação do “Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura e Aplicada e Estatística - CBJME”.

Assim, o objetivo central deste evento é promover a colaboração entre jovens pesquisadores (doutorandos e recém-doutores) das áreas de matemática e/ou estatística de todo o país, auxiliando assim no desenvolvimento destas áreas e fortalecimento dos programas de pós-graduação.

A terceira edição ocorrerá de 12 à 14 de dezembro de 2018, na cidade de Curitiba-PR, e está sendo organizado conjuntamente pelos departamentos de matemática e estatística das Universidade Federal do Paraná - UFPR e Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.